Blog

Blog

Como lidar com parentes tóxicos nas festas de fim de ano?

O final de ano evoca a fantasia da "família perfeita". Chegamos àquela época em que existe uma pressão cultural imensa para que as festas sejam uma espécie de comercial, com todos sorrindo, abraçados e felizes. Entretanto, para muitos, essa época é sinônimo de ansiedade e confronto, simplesmente pela ideia de que encarar a reunião familiar acende um alerta de batalha no sistema nervoso.

Namoro na era da IA: como a inteligência artificial está mudando a forma de se relacionar

Cada vez mais presente nas interações sociais, a IA tem influenciado diretamente a maneira como as pessoas, especialmente os mais jovens, se conectam e se relacionam. Os aplicativos de namoro são um exemplo claro dessa transformação

Relacionamento depois dos 50 anos e os desafios enfrentados na busca pelo amor

Estamos acostumados a enxergar relacionamentos como algo que precisamos definir até os 30 e poucos anos, pois depois fica “muito tarde”. Mas muito tarde para quem? O amor não tem idade, certo? A sociedade já vem mudando um pouco esse pensamento com as novas gerações, mas ainda estamos muito longe do ideal.

O silêncio como forma de controle: quando o outro te pune com o afastamento

Punição com silêncio é uma forma de retraimento afetivo. Em vez de expressar verbalmente o que está incomodando, a pessoa opta por se calar, se afastar ou simplesmente parar de responder. A pessoa silenciosa usa o silêncio como resposta automática ou arma de manipulação. Ignorando mensagens, não atendendo ligações, evitando contato visual, se esquivando de conversas, e quem sofre o silêncio fica inseguro, pensando se fez algo de errado.

Autossabotagem afetiva: por que nos afastamos de quem realmente nos faz bem?

Muitas vezes, nos afastamos de quem nos faz bem, mesmo sem querer. A autossabotagem afetiva é um processo inconsciente em que dificultamos a presença destas pessoas, mesmo quando o desejo consciente é de estar próximo delas.

Microtraições: os limites do respeito em tempos de redes sociais

Microtraições são pequenos comportamentos que, mesmo sem envolver contato físico, abalam a confiança, a intimidade e o sentimento de respeito em uma relação. Curtidas sugestivas, interações constantes com alguém que já foi um interesse romântico, conversas ocultas ou aquele hábito de apagar mensagens antes que o outro veja.