Blog

Blog

Depressão em idosos: como identificar?

A depressão é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades. No entanto, a depressão em idosos pode apresentar características específicas e desafios únicos, principalmente no diagnóstico da doença. Isso porque, muitas vezes, ela é mascarada por mudanças naturais associadas à idade.

Leia mais »

O que são gatilhos emocionais?

Os gatilhos emocionais acontecem quando alguma situação desperta uma reação emocional intensa, que “desbloqueia” um trauma, uma memória ou sentimento ruim. Essa situação pode ser uma conversa, uma cena de um filme, um cheiro, uma música, uma palavra ou qualquer outra coisa que traga uma sensação ruim.

Leia mais »

Terapia Pré-Matrimonial: o papel da psicoterapia antes do casamento

A terapia pré-matrimonial tem o papel de ajudar casais a se prepararem para o casamento. Esse tipo de terapia foca em identificar as fraquezas e pontos de conflito do casal, que podem se agravar no futuro. Vários temas importantes são tratados na terapia pré-matrimonial, como finanças, vida sexual e filhos, pontos que muitas vezes não são discutidos com seriedade pelo casal, e que podem gerar conflitos e mal-entendidos ao longo da vida a dois.

Leia mais »

Ansiedade Financeira: Uma Realidade Contemporânea

A ansiedade financeira se manifesta como uma resposta emocional intensa relacionada às preocupações e incertezas financeiras. Essa forma de ansiedade vai além das preocupações cotidianas com as despesas, caracterizando-se por um temor constante em relação ao futuro financeiro.

Leia mais »

Neurodiversidade: o que é e principais desafios

A neurodiversidade é uma ciência que reconhece cada indivíduo como possuidor de um cérebro único e, portanto, que processa informações e experiências de maneira distinta. Isso não apenas enriquece a experiência humana, mas também oferece novas perspectivas, habilidades e capacidades.

Leia mais »