Blog

Blog

Como identificar um relacionamento abusivo

Engana-se quem pensa que o relacionamento abusivo se restringe somente aos casais, no âmbito romântico. Ele pode acontecer também entre amigos, família e no trabalho. Mas, o que caracteriza o relacionamento abusivo?
Quando uma pessoa se aproveita da vulnerabilidade ou fragilidade da outra, ou tenha qualquer comportamento com a intenção de intimidar, manipular, humilhar, magoar ou ferir o outro, isto pode ser considerado um comportamento abusivo.

Leia mais »

Hiperconectividade

Com um celular na mão e acesso à internet, podemos verificar nossos e-mails, os vários aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais, jogos etc. Não podemos negar, a tecnologia ajuda, e muito, mas nem tudo que reluz é ouro. A hiperconexão excessiva ou precoce pode causar sérios problemas de saúde mental, se a pessoa não souber impor limites e saber o momento de desconectar.

Leia mais »

Relacionamentos amorosos à distância funcionam?

Relacionamentos amorosos à distância têm se tornado uma experiência cada vez mais frequente, sobretudo depois do advento da internet. Ao contrário do que sugere o senso comum, estes tipos de relacionamentos não estão fadados ao fracasso. O que todos se perguntam é: como fazer estes tipos de relacionamentos funcionarem? Seguem algumas dicas da psicologia e de quem já passou por esta experiência.

Leia mais »

Aborto Espontâneo, Natimorto e Morte Perinatal: lutos não reconhecidos

O luto perinatal é um dos mais cercados de silêncio, isolamento e desinformação. Todo bebê, esteja ainda dentro da barriga da mãe ou não, faz parte de um projeto de vida, de desejos, planos, aspirações, e expectativas dos pais. Nessas horas, é bom procurar um terapeuta especializado em luto, que irá ajudar os pais a expressarem suas emoções e pensamentos, enfrentando essa dor.

Leia mais »