Blog

Blog

Transtornos Alimentares: o papel da psicoterapia no tratamento

Os transtornos alimentares são comportamentos disfuncionais relacionados aos hábitos alimentares. Eles estão ligados a diversos aspectos físicos, sociais e psicológicos, e são marcados por práticas prejudiciais na busca de controlar o peso ou a forma corporal. Esses transtornos geralmente estão ligados à baixa autoestima, insatisfação com a imagem corporal, pressões sociais, entre muitas outras questões.

Leia mais »

Setembro Amarelo e a importância da prevenção do suicídio

O suicídio, mesmo que tenha ganhado espaço em debates nos últimos anos, ainda é considerado um tabu. É preciso entender que falar sobre o assunto é uma das formas de levar o conhecimento das causas e sinais, ajudando a prevenir que a pessoa chegue ao extremo e tire a própria vida. Atualmente, essa é uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo.

Leia mais »

Terapia afirmativa ou terapia LGBTQIA+

O preconceito social e o estigma em relação aos não heterocisnormativos são tão presentes ainda no Brasil e em diversos outros países, que há anos vêm sendo realizadas pesquisas e estudos conduzidos por psicólogos sobre o que denominou-se “terapia afirmativa”, uma condução terapêutica específica para pessoas LGBTQIA+.

Leia mais »

Codependência: os perigos do excesso de “amor”

Codependência é um transtorno emocional de dependência do indivíduo, quando é criado um vínculo excessivo a ponto de trazer prejuízos na vida do codependente. Quem já ouviu falar, geralmente relaciona o termo a casais, mas ele pode acometer qualquer relacionamento, seja entre casais, familiares ou entre amigos.

Leia mais »

Autossabotagem: o medo constante do fracasso

Você já parou para pensar em quem realmente tem boicotado seus sonhos? A autossabotagem, mesmo que inconsciente, é uma ação comum e faz com que a própria pessoa crie empecilhos que a atrapalham em atingir seus objetivos. Autossabotagem pode ser definida como uma série de comportamentos involuntários e negativos que uma pessoa pratica contra si mesma e suas próprias vontades.

Leia mais »

TDAH na fase adulta: desafios e estratégias!

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi considerado por muito tempo uma condição que só afetava crianças e adolescentes. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a constatação de que o transtorno pode permanecer também na fase adulta foi estabelecida apenas nos anos 90. No entanto, ainda é muito comum a associação do TDAH com

Leia mais »