Reality Shows: um estudo sobre o comportamento humano

Reality Shows: um estudo sobre o comportamento humano

Não é novidade que os Reality Shows são um grande sucesso em todo o mundo. Big Brother Brasil, The Circle, Casamento às Cegas, The Voice, MasterChef… independente do tipo de Reality, a união de pessoas reais e diferentes desperta um interesse no público, que acompanha e torce por seus participantes favoritos. Mas por que os Reality Shows fazem tanto sucesso assim?
“Em situações de estresse, o nosso organismo se prepara para dois modos: lutar ou fugir”, explica Cláudia Oshiro, professora de psicologia da USP. Nos Reality Shows, não tem para onde fugir, você precisa encarar de frente as dificuldades para permanecer no programa, e assistir o comportamento de pessoas reais frente a essas situações é muito interessante.

Big Brother Brasil: um grande case

“Existem três tipos de reality show: os de transformação, com a fórmula antes/depois, os de competição e os de confinamento”, diz Bruno Campanella, professor de comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) que estudou como os fãs brasileiros consumiam esse tipo de entretenimento. “E, de certa forma, o BBB consegue ser uma mistura de todos eles.”, completa ele.

Não se trata apenas de ver pessoas reais 24 horas por dia, mas de ver essas pessoas reagindo ao estresse, aos castigos, ao cansaço, às discussões, às rivalidades e todas as dinâmicas que são colocadas para potencializar alguns comportamentos dos participantes. Desde as festas regadas a álcool até os jogos da discórdia, tudo é pensado para dificultar a convivência dessas pessoas que não têm escapatória, elas precisam se manter firmes para permanecer no jogo.

“Existe a crença de que, em uma situação de grande pressão, as ‘máscaras vão cair’, e o sujeito vai revelar quem realmente é”, diz Campanella. E, nessas 23 edições do BBB, já estamos carecas de saber que segurar um “personagem” nas situações que o programa propõe é realmente muito difícil.

Busca incessante por popularidade

Com o fortalecimento da internet, também podemos observar o aumento da busca pela popularidade. O próprio BBB hoje se apoia nisso, já que o prêmio em dinheiro oferecido para o vencedor muitas vezes não se compara ao potencial de ganhos nas famosas “publis do Instagram”.

O The Circle, Reality Show criado pela Netflix, nasceu exatamente com essa premissa, uma disputa de popularidade e influência no meio digital. No entanto, diferentemente do BBB, aqui quem decide o vencedor são os próprios participantes.

Fazendo um comparativo com a sociedade atual, o reality cria uma narrativa muito próxima do que vivemos nas redes sociais, uma busca incessante por likes e aprovação externa. O The Circle ainda é certeiro em possibilitar a entrada de participantes usando contas “fakes”, os Catfishes, que podemos fazer relacionar com pessoas que se apoiam numa imagem irreal criada por elas mesmas em suas redes sociais.

Os relacionamentos nos Reality Shows

Outro ponto que chama atenção e atrai o interesse dos espectadores em Reality Shows são relacionamentos, não é a toa que existem tantos realities que abordam esse tema: Casamento às cegas, Brincando com o fogo, Soltos em Floripa, De férias com o ex e por aí vai.

Inclusive, foi na pandemia que a procura por esse tipo de conteúdo se tornou mais frequente. Com as regras de isolamento ficou mais difícil se relacionar na vida real, uma opção era se distrair assistindo e acompanhando reality shows sobre relacionamentos.

Eles também são um bom ponto para nós refletirmos sobre os relacionamentos amorosos nos dias de hoje, com os aplicativos de namoro e as conexões rasas formadas por meio deles. Como o filósofo Zygmunt Bauman já dizia sobre as relações atuais: elas são, em sua grande maioria, líquidas, ou seja, sem grandes aprofundamentos.

Um grande sucesso

A verdade é que, independente de gostarmos ou não, os realities refletem sim a sociedade e seus comportamentos. Afinal, se trata de pessoas reais postas à prova. Além disso, com o grande sucesso de programas como o BBB, você dificilmente não será bombardeado com todas as notícias do que está acontecendo na casa mais vigiada do Brasil.

Mas e você, é do time que acompanha os Reality Shows?

Compartilhe esse conteúdo

Alguns artigos do mesmo tema