Manchester à Beira Mar

Manchester à Beira Mar

ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS

Manchester à Beira Mar, (“Manchester by The Sea”, 2016), é um drama familiar que conta a história de Lee Chandler (Casey Affleck) que volta para sua cidade Natal após a morte, por problemas cardíacos, do seu irmão Joe (Kyle Chandler). Lá descobre que será o guardião legal de seu sobrinho adolescente Patrick (Lucas Hedges), ao mesmo tempo em que é obrigado a lidar com seu próprio passado sombrio.

Dirigido magistralmente por Kenneth Lonergan, “Manchester à Beira Mar” é um daqueles filmes tão complexos que o torna quase impossível de ser analisado. Vou, então, pontuar alguns aspectos que me chamaram a atenção.

Comecemos pela fotografia cinza e fria (literalmente) do filme que nos mostra personagens com profundos conflitos internos, tentando se ajustar à realidade em que se encontram. Lee é um indivíduo atormentado pelo passado, amargo e estagnado na vida. Trabalha como zelador em Boston, aparecendo quase sempre apático e com olhar vazio, evitando qualquer contato humano íntimo e direcionando raiva (contra si mesmo e contra o mundo) para brigas em bares. Aparentemente calmo, ele é um oceano de tristeza, desespero e culpa, o oposto do que era anos atrás. Ao longo do filme nos é revelado o verdadeiro motivo de Lee ter dificuldade em formar vínculos: ele havia passado por um trauma pessoal inenarrável.

Mesmo com a morte de seu irmão Joe, Lee demonstra extrema dificuldade em expressar emoção, voltando toda sua atenção para resolver os aspectos práticos do funeral e do cuidado com seu sobrinho Patrick, um adolescente cheio de vida. Interessante mencionar aqui a cena onde Joe recebe o diagnóstico do seu problema cardíaco, sobretudo do cuidado e sensibilidade com que a médica da a notícia. Aliás, a médica é tão acolhedora que a família faz questão de manter contato com ela até o final do filme. Outro ponto de estabilidade é George, o melhor amigo de Joe, um dos poucos personagens que demonstra emoção e empatia.

Ao contrário de Lee, que tenta escapar do seu luto fugindo para Boston, o irmão Joe aceita o diagnóstico da cardiopatia e deixa sua vida (e a do seu filho) totalmente organizadas para quando ele morrer. O único ponto em aberto na vida de Joe e de seu filho adolescente Patrick é a relação com a mãe do menino, Elise (Gretchen Mol), uma alcóolatra em recuperação que havia abandonado a família anos antes. Elise, agora casada com um fanático religioso (interpretado por Matthew Broderick), não consegue dar conta do filho de novo e foge mais uma vez, desta vez encontrando refúgio na religião e não mais no álcool.

Caminho muito diferente segue a mulher de Lee, Randi (Michelle Williams), que após o trauma decide casar-se de novo e ter um filho. Notem aqui o pouco contato afetivo que ela parece ter estabelecido com o bebê (não o acalma durante o choro, mal olha para ele dentro do carrinho). Destaque final para a cena, doloridíssima, em que Randi pede desculpas a Lee por tê-lo culpado por tantos anos. O sentimento de vingança de Randi dá lugar a uma pena profunda do seu ex-marido.

“Manchester à Beira Mar” é, em poucas palavras, um relato sensível sobre luto, vínculos e recomeços. Um filme que ao invés de simplesmente “assistir” você “sente”.

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