Terapia Cognitiva para adultos

Terapia Cognitiva para adultos

Tratamento prático para os seus problemas atuais com metas claras.

A Terapia Cognitiva surgiu na década de 60 através do esforço de vários pesquisadores, entre eles Aaron Beck, Albert Ellis e Michael Mahoney. Desde então, uma infinidade de estudos científicos atestam a eficácia deste tipo de intervenção no tratamento de diferentes transtornos psicológicos em pacientes de todas as idades, e também em casais e famílias.

Uma das vantagens da Terapia Cognitiva é ser uma abordagem terapêutica breve, ativa, focalizada no presente, psicoeducativa, e com metas claras e definidas a serem atingidas em um processo colaborativo entre terapeuta e paciente.

A Terapia Cognitiva acredita na tríade Cognição – Afeto – Comportamento. Assim, o que pensamos, como nos sentimos e o que fazemos são elementos que funcionam em cadeia.

Apesar de estar focada no presente, a teoria leva em conta a história de vida do paciente, pois considera que padrões de pensar, sentir e agir são desenvolvidos através de experiências, incluindo vivências precoces e relativas aos cuidados parentais.

O Terapeuta Cognitivo tem à sua disposição uma variedade de técnicas e modos de acessar o paciente, adequando o tratamento a cada caso específico. Os objetivos são reduzir sintomas que trazem desconforto psíquico, desenvolver a autonomia do paciente e melhorar sua qualidade de vida.

Artigos sobre esse tema

imagem-destacada-psicologia-clinica-relacionamento-toxico-no-ambiente-familiar-como-identificar

Relacionamento tóxico no ambiente familiar, como identificar?

Quando falamos em relacionamentos tóxicos, logo vem à mente o relacionamento amoroso, entre casais e namorados, certo? Mas, na verdade, o relacionamento tóxico pode estar presente em outros tipos de relação, como no ambiente familiar, por exemplo.
imagem-destacada-gaslighting-vamos-parar-de-chamar-as-mulheres-de-loucas

Gaslighting: vamos parar de chamar as mulheres de loucas?

O que antigamente era chamado de “loucura” ou de “melancolia” pode ser compreendido hoje como esquizofrenia ou depressão. É muito comum pessoas chamarem mulheres de “malucas”. O abuso existe e tem nome: Gaslighting. Veja o artigo na íntegra.
imagem-destacada-culpa-e-vergonha-podem-ser-uteis-o-poder-transformador-de-compreender-esses-sentimentos

Culpa e vergonha podem ser úteis? O poder transformador de compreender esses sentimentos

Você sabe as diferenças entre culpa e vergonha? Já parou para pensar que esses sentimentos podem vir acompanhados de sensações físicas semelhantes às de ansiedade, incluindo “aperto no peito” e desconforto gastrointestinal? Como a Terapia Cognitiva pode ajudar nesse processo?