O final de mais um ano chegou e o clima de festas está no ar! No entanto, esse período que para alguns é sinônimo de confraternização e descanso, pode ser para outros um momento em que sentimentos como depressão, inveja e ansiedade são trazidos à tona.
Apesar das festas de final do ano serem associadas a sentimentos alegres e de união, esses momentos podem ativar gatilhos inesperados em algumas pessoas. Compromissos sociais lotados, conflitos familiares, pressões emocionais e financeiras, lembranças da perda recente de um ente querido… são vários os fatores que podem transformar esse momento de comemoração em tristeza.
De acordo com uma pesquisa realizada pela American Psychological Association, descobriu-se que mais de 38% dos entrevistados sentiram níveis aumentados de estresse, depressão e ansiedade durante o período de festas de fim de ano. Já outro estudo realizado pela National Alliance on Mental Illness descobriu que as pessoas que vivem com transtornos de saúde mental sentem que seus sintomas e condições pioram nas férias e recessos.
Outro agravante são as redes sociais. Para os que já se sentem mais isolados, solitários ou tristes durante as festas de final de ano, as interações nas redes sociais podem intensificar esses sentimentos negativos. Principalmente neste período, em que é normal que os usuários compartilhem suas realizações nas redes, isso é um prato cheio para comparações. As comparações ascendentes são feitas quando nos comparamos com pessoas que acreditamos serem melhores ou superiores a nós, não surpreendentemente, essas comparações tendem a corroer a autoestima e o bem-estar emocional.
Mas calma, nem tudo está perdido, há sim maneiras de cuidarmos de nossa saúde mental durante esse período. Confira abaixo algumas dicas que merecem sua atenção:
1. Se atente aos gatilhos
Quando falamos de gatilhos, estes podem ser pessoas, lugares e coisas que nos lembram de algo que pode desencadear uma cachoeira de sentimentos. Conhecer seus próprios gatilhos ajuda a reduzir a reatividade emocional e a colocar em prática planos para reduzir o estresse relacionado às festas.
2. Permita-se sentir
Com uma voz interior gentil e amorosa, diga a si mesmo que está tudo bem se você não estiver se sentindo “feliz” nesta temporada de festas. Se permita sentir suas emoções, mesmo que elas incluam sentimentos como inveja, ressentimento ou perda.
3. Faça um detox das redes sociais
Para a maioria, isso é mais fácil falar do que fazer, mas limitar ou reduzir conscientemente o uso das mídias sociais pode evitar que você se envolva no ciclo de auto-sabotagem.
4. Faça planos
Se o seu padrão habitual é sentir-se mais solitário, deprimido ou isolado durante as festas de fim de ano, ser proativo pode ajudar a reduzir esses sentimentos negativos. Faça planos com amigos e familiares de confiança. Se conecte com eles.
5 – Converse com um profissional
Às vezes, nossos próprios esforços para melhorar nossa saúde mental não são tão eficazes quanto esperávamos. Quando isso acontecer, é importante se permitir pedir ajuda. Essa ajuda profissional pode fazer uma grande diferença.
Em 2023, não deixe o cuidado com sua saúde mental em segundo plano, faça isso por você. Desejo a todos um feliz natal e próspero ano novo!