Terapia Cognitiva para adultos

Terapia Cognitiva para adultos

Tratamento prático para os seus problemas atuais com metas claras.

A Terapia Cognitiva surgiu na década de 60 através do esforço de vários pesquisadores, entre eles Aaron Beck, Albert Ellis e Michael Mahoney. Desde então, uma infinidade de estudos científicos atestam a eficácia deste tipo de intervenção no tratamento de diferentes transtornos psicológicos em pacientes de todas as idades, e também em casais e famílias.

Uma das vantagens da Terapia Cognitiva é ser uma abordagem terapêutica breve, ativa, focalizada no presente, psicoeducativa, e com metas claras e definidas a serem atingidas em um processo colaborativo entre terapeuta e paciente.

A Terapia Cognitiva acredita na tríade Cognição – Afeto – Comportamento. Assim, o que pensamos, como nos sentimos e o que fazemos são elementos que funcionam em cadeia.

Apesar de estar focada no presente, a teoria leva em conta a história de vida do paciente, pois considera que padrões de pensar, sentir e agir são desenvolvidos através de experiências, incluindo vivências precoces e relativas aos cuidados parentais.

O Terapeuta Cognitivo tem à sua disposição uma variedade de técnicas e modos de acessar o paciente, adequando o tratamento a cada caso específico. Os objetivos são reduzir sintomas que trazem desconforto psíquico, desenvolver a autonomia do paciente e melhorar sua qualidade de vida.

Artigos sobre esse tema

imagem-destacada-ano-novo-vida-nova

Ano Novo, Vida Nova!

Qual de nós, a cada virada do ano, não pensa em mil novos projetos e faz promessas tão difíceis de cumprir? A virada do Ano é uma idealização simbólica do ser humano para renovar a sua crença na mudança e esperança de um ciclo mais promissor. É natural que o fim do ano aumente o nosso grau de ansiedade porque é um período em que exercemos uma reflexão maior sobre expectativas, conquistas e frustrações.

imgame-destacada-voce-conhece-os-ecossexuais

Você conhece os Ecossexuais?

Em tempos de discussão de identidade sexual, eis que se começa a falar também nos Ecossexuais, ou pessoas que fazem sexo com a natureza. Possivelmente a prática existe a milhares de anos, mas apenas a partir deste século ganhou um rótulo propriamente dito.

imagem-destacada-o-que-devo-dar-de-natal-10-dicas-para-voce-presentear-melhor

O que devo dar de Natal? 10 dicas para você presentear melhor

Com as festas de fim de ano chegando, sempre surge aquela dúvida: qual o presente perfeito? O dilema fica ainda maior se a sua lista de Natal for grande.