Terapia de Casal

Terapia de Casal

Terapia de casal é um tipo de psicoterapia que auxilia casais a entenderem melhor seu relacionamento,

solucionar conflitos e aumentar, de um modo global, a qualidade de vida dos pacientes.

Temas que frequentemente aparecem nas sessões de Terapia de Casal  incluem problemas de comunicação, dificuldade com resolução de problemas, dinheiro, parentalidade, sexo, infidelidade, infertilidade, dependência química, comportamentos compulsivos, relação com a família de origem, problemas de saúde crônicos, e distanciamento emocional.

Alguns mitos que cercam a Terapia de Casal incluem as ideias de que ela é um “último recurso” antes da separação ou que ela aumenta a possibilidade de divórcio. No entanto, a Terapia de Casal é benéfica para qualquer tipo de relacionamento, longo ou recente, e para indivíduos de todas as idades e orientações sexuais. Para casais de namorados, existe a Terapia Pré-Matrimonial, cujo foco é identificar e solucionar áreas de conflitos em potencial, antes que eles se tornem um problema mais sério no futuro.

Artigos sobre esse tema

imagem-destacada-relacionamentos-amorosos-a-distancia-funcionam

Relacionamentos amorosos à distância funcionam?

Relacionamentos amorosos à distância têm se tornado uma experiência cada vez mais frequente, sobretudo depois do advento da internet. Ao contrário do que sugere o senso comum, estes tipos de relacionamentos não estão fadados ao fracasso. O que todos se perguntam é: como fazer estes tipos de relacionamentos funcionarem? Seguem algumas dicas da psicologia e de quem já passou por esta experiência.
imagem-destacada-terapia-pre-matrimonial

Terapia Pré-Matrimonial

Como evitar os conflitos no casamento desde o início? A terapia pré-matrimonial ajuda o casal a identificar suas fraquezas e pontos de conflito, além de ajustar expectativas.
thumb-ciume-retroativo-a-obsessao-pelo-passado-do-parceiro

Ciúme Retrospectivo: a obsessão pelo passado do parceiro

Ciúme Retrospectivo pode ser definido como o medo do passado – amoroso e sexual – do parceiro. Quem sofre deste tipo de ciúme se torna obcecado pelos fantasmas dos “ex”. São constantes os pensamentos obsessivos, imagens intrusivas, alterações de humor, ansiedade, paranoia, medo, raiva… A pessoa começa a fazer perguntas recorrentes sobre o ex, averiguando detalhes da relação anterior, tentando chegar à “verdade” do que “realmente aconteceu”, comparando constantemente, e insistindo em falar do passado sexual do outro.