Terapia de Casal

Terapia de Casal

Terapia de casal é um tipo de psicoterapia que auxilia casais a entenderem melhor seu relacionamento,

solucionar conflitos e aumentar, de um modo global, a qualidade de vida dos pacientes.

Temas que frequentemente aparecem nas sessões de Terapia de Casal  incluem problemas de comunicação, dificuldade com resolução de problemas, dinheiro, parentalidade, sexo, infidelidade, infertilidade, dependência química, comportamentos compulsivos, relação com a família de origem, problemas de saúde crônicos, e distanciamento emocional.

Alguns mitos que cercam a Terapia de Casal incluem as ideias de que ela é um “último recurso” antes da separação ou que ela aumenta a possibilidade de divórcio. No entanto, a Terapia de Casal é benéfica para qualquer tipo de relacionamento, longo ou recente, e para indivíduos de todas as idades e orientações sexuais. Para casais de namorados, existe a Terapia Pré-Matrimonial, cujo foco é identificar e solucionar áreas de conflitos em potencial, antes que eles se tornem um problema mais sério no futuro.

Artigos sobre esse tema

thumb-post-ciume-retroativo-a-obsessao-pelo-passado-do-parceiro

Ciúme Retrospectivo: a obsessão pelo passado do parceiro

Você se considera uma pessoa ciumenta? Antes de responder, saiba que existem vários tipos de ciúme… Vejamos: Ciúme pontual (considerado até certo ponto “normal”, é o mais comum entre casais; geralmente está relacionado a situações específicas e uma conversa quase sempre resolve o problema);

thumb-violencia-domestica-entre-casais-homossexuais-o-segundo-armario

Violência doméstica entre casais homossexuais: o segundo armário?

Todos nós já ouvimos falar na violência doméstica sofrida por mulheres heterossexuais, mas e quanto àquela que ocorre entre casais de gays e lésbicas? Será que o tipo de violência é parecido? Ou tem diferenças? A resposta para estas perguntas é, ao mesmo tempo, “sim” e “não”, isto é, a violência doméstica ocorre mais ou menos da mesma forma entre todos os casais (sejam eles gays ou não), mas no caso dos homossexuais ela apresenta algumas características específicas.